2015 – 10º Abel Magalhães – Origens – Neil deGrasse Tyson

0
663

10º livro

Origens – catorze bilhões de anos de evolução cósmica

Autor: Neil deGrasse Tyson com Donald Goldsmith

Páginas: 338

“Ele não é só um meme* na internet.
Neil deGrasse Tyson, apresentador de TV, o convida para um passeio pelo Cosmos.

Iniciando com o Big Bang, passando pelo início da vida na terra e a busca da vida extraterrestre, os autores avançam até a primeira imagem do nascimento de uma galáxia e seguem até a exploração de Marte pela sonda Spirit, sem deixar de fora eventos como a descoberta de água em uma das luas de Júpiter”.

Os autores mostram o roteiro de uma ampla jornada científica nos aspectos macro e micro do universo. Passam pelo surgimento das galáxias da estrutura cósmica das estrelas e planetas e o microscópico começo da vida nos ambientes da microbiologia. Tyson é o sucessor de Carl Sagan. Seu rosto foi transformado em um dos memes* mais populares na série da TV “Cosmos” e é o cientista com mais seguidores no Twitter (mais de 3,5 milhões). O livro foi inspirado na série de televisão Origens e mostra a nossa verdadeira origem cósmica. Ele é astrofísico e diretor de um dos principais planetários do mundo, o Hayden, em Nova York. Goldsmith é astrônomo com doutorado pela Universidade da Califórnia e escreveu vários livros no gênero.

O livro tem o dom de abordar um tema dos mais complexos do mundo num estilo que permite ao leitor compreender a mensagem da maneira mais simples possível, apesar da complexidade do tema. Ele desperta a curiosidade do leitor para penetrar o âmago do assunto e estimula a incursão sobre o tema. É ideal que o leitor tenha um bom conhecimento de Física e Química. Mesmo assim, se ele não tiver, consegue evoluir e entender o assunto. Outro aspecto é sobre a origem da vida e do universo. Por mais que se aprofunde e se expanda, o leitor se entusiasma cada vez mais para penetrar os mistérios do Cosmos. Por mais que tente, não se satisfaz. E se sente cada vez menor; um grão de areia na imensidão do universo. Por outro lado, o livro faz com que você veja o mundo de maneira diferente; especial. Por causa disto, todas as vezes quando estou caminhando na praia, vejo o visual (horizonte, o mar, as nuvens) de maneira diferente. Um detalhe: ontem foi dia da super lua cheia, fenômeno visto no mundo inteiro e destacado pela mídia. Vi-o com olhos diferentes. É muito gostoso. Imagine você contemplar o corpo de uma linda mulher com os olhos da microbiologia. Um espanto!!!

Opiniões

“Um passeio honesto, eletrizante e divertido pela história cósmica, que traz não apenas as informações mais atuais, mas também os quebra-cabeças e as maravilhas da nossa busca científica pelos significados do universo” – Marcelo Gleiser.

“Esta é a publicação sobre cosmologia mais informativa, original e compreensível desde o lançamento de Cosmos, de Carl Sagan, há mais de trinta anos”. Publishers Weekly.

 

 

Maceió, 25 setembro de 2015

Abel de Oliveira Magalhães

*Meme é um termo criado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta e é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

*