2015 – 9º Abel Magalhães – Minha breve história

0
557

Minha breve história

Stephen Hawking

Número de páginas: 144

“Stephen Hawking conquistou leitores de todo o mundo com best-sellers que explicam os mistérios do universo. Agora, pela primeira vez, um dos mais brilhantes cosmologistas de nossos tempos volta o olhar para sua própria história de vida e evolução intelectual.

Minha breve história conta a improvável trajetória de Hawking, desde a infância na Londres do pós-guerra até o reconhecimento científico internacional. Com fotos pessoais, raramente publicadas, este relato conciso e divertido — o primeiro escrito inteiramente pelo autor, sem a ajuda de terceiros, desde Uma breve história do tempo — apresenta o leitor a um Hawking quase nunca vislumbrado nos livros anteriores: o estudante curioso que foi apelidado de Einstein; o brincalhão que já apostou com um colega sobre a existência de um buraco negro; e o jovem marido e pai lutando para alcançar prestígio no mundo da física e da cosmologia.

Com simplicidade e bom humor, Hawking discorre sobre os desafios que precisou enfrentar após o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos. Ao contar sobre o desenvolvimento de sua carreira, ele explica que a ideia de uma morte prematura o instou a se dedicar com mais afinco às descobertas intelectuais e fala sobre a origem de sua obra-prima, Uma breve história do tempo, um dos livros mais importantes do século XX.

Perspicaz, íntimo e inteligente, Minha breve história abre uma janela para o universo pessoal de Hawking” – depoimento da editora.

Trata-se de um pequeno livro (no tamanho) de grande importância. Apesar de ser pequeno, ele apresenta muita sabedoria e principalmente simplicidade e humildade. No auge de sua existência (21 anos) se depara com  o péssimo diagnóstico: Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa que leva à morte. Isto, porém, não o impediu de realizar todos os seus sonhos. Casou duas vezes, teve três filhos e se revelou um dos melhores professores de Física do mundo, recebendo inúmeros prêmios e escrevendo várias obras. A leitura deste livro é feita num piscar de olhos. Além dos conhecimentos transmitidos, é um testemunho de vida. Muito bom.

-:-

“Stephen Hawking tem um cérebro invejável, que o permite ver e entender coisas inalcançáveis para a maioria de nós. E ainda possui uma modéstia admirável.” Daily Mail

“Em um livro comovente, Hawking nos fala diretamente a partir do buraco negro de sua condição física, sem a ampliação e a elaboração fornecidas pelos coautores com os quais ele escreveu seus últimos livros.” Financial Times

“As palavras de um homem que, diante da perspectiva de uma morte prematura, fez muito com a vida.” The Guardian

Maceió, agosto de 2015

Abel de Oliveira Magalhães

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

*