2015 – 8º Abel Magalhães – Abílio

0
591

Abílio

Cristiane Correa

Número de páginas: 259

“Abilio tem uma energia admirável. Está aí com 78 anos e correndo atrás, pensando grande. Eu acho isso um espetáculo.” – Jorge Paulo Lemann

O novo livro de Cristiane Correa, autora de Sonho Grande, mais de 300 mil exemplares vendidos.

Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou uma discreta doceria em São Paulo chamada Pão de Açúcar. Menos de uma década depois, acompanhado de seu primogênito, Abilio, “seu Santos”, como o patriarca era conhecido, abriu o primeiro supermercado da família. Era o passo inicial para a construção de uma companhia que se tornaria a maior varejista do Brasil, com um faturamento anual de 64,4 bilhões de reais em 2013.

Foi graças à ambição de Abilio Diniz que o pequeno negócio familiar se transformou numa potência. Baixinho, gordinho e impopular na infância, Abilio aprendeu na adolescência a conquistar seu espaço – nem que para isso precisasse abrir caminho à força. Levou essa mesma determinação para o mundo dos negócios e jamais se deixou abater pelas dificuldades, que foram muitas.

Este livro revela os bastidores do processo de saída do empresário do Pão de Açúcar, conta em detalhes a disputa familiar pelo controle da companhia e as histórias de pioneirismo protagonizadas pro Abilio no varejo brasileiro. É o retrato apurado de um homem movido por suas paixões – mesmo que elas lhe criem inimigos ao longo do caminho.

O livro é um testemunho vivo da vocação de um ser humano voltado para enfrentar os desafios e crescer. Para isto, é inevitável enfrentar dificuldades, incompreensões e injustiças. Para aliviar a pressão, desenvolvia o hábito de praticar esportes. Sem tempo para nada, conseguia o milagre de encontrar tempo para tudo, inclusive se dedicar à religiosidade, em atenção e respeito ao gosto de seus queridos pais. Suas salas profissionais eram cheias de troféus conseguidos em competições esportivas ladeados dos prêmios recebidos pelo Pão de Açúcar e de imagens de Nossa Senhora de Fátima espalhadas por todas as lojas da rede.

Sobre o Autor

Cristiane Correa é jornalista e palestrante, especializada nas áreas de Negócios e Gestão. É autora de Sonho Grande, best-seller sobre a trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, que já vendeu mais de 300 mil cópias no Brasil. O livro foi lançado também nos Estados Unidos e na Coreia. Antes de se dedicar à carreira de escritora, trabalhou por quase 12 anos na revista Exame, onde foi editora-executiva.

Maceió, agosto de 2015

Abel de Oliveira Magalhães

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

*