2013 – 10º Abel Magalhães – O Mensalão – Merval Pereira

0
474

O Mensalão.

Descrição do produto

Coletânea dos artigos que Merval Pereira publicou sobre o julgamento do mensalão em O Globo, de 2 de agosto a 18 de dezembro de 2012. O livro é consistente, informativo e oferece a mais clara compreensão do episódio. Merval destrincha o julgamento que mobilizou o país nos últimos meses, pintando um cenário do qual emergem grandes personagens, heróis ou vilões, tudo em prol da transparência e em benefício dos fatos.

O livro é muito bom. Peca apenas na falta de adaptação dos artigos para o novo formato. Destaque para o final, onde o autor se esmera para mostrar as reais intenções dos protagonistas do tema, e mostra as espertezas de todos – tanto dos réus, como dos advogados, e dos ministros, com destaque para a postura do sr. Lewandowsky e Dias Toffolly, que mais parecem defensores dos criminosos. Do outro lado da contenda, a postura dos demais ministros, com destaque para Joaquim Barbosa, ministro-relator, e incansável defensor da Justiça.

A natural exposição dos fatos destaca a participação forte do principal chefe da quadrilha instalada no governo, o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Bem acima dele, mas não denunciado, o ex-presidente da República, Lula, que dizia não saber de nada. No entanto, o próprio editor sinaliza a grande possibilidade de isto vir a acontecer futuramente.

Maceió, 30/07/2013.

 

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

*