2013 – 7º Abel Magalhães – A Saga da Rádio Novo Nordeste – A Pioneira

0
542

7º livro

A Saga da Rádio Novo Nordeste – A Pioneira

Sinopse

Trata-se de mais uma obra do simpático casal Judá e Almira Fernandes. Desta vez sobre a saga da Rádio Nordeste, a pioneira de Arapiraca. É mais uma obra desse incançável casal, que tudo tem feito para o engrandecimento cultural da cidade e da região.

Como todo mundo sabe, dr. Judá é filho de Viçosa e d. Almira, de Maceió. Depois que ele se formou em Medicina nos idos de 1960, casou-se com d. Almira e vieram viver em Arapiraca. Nessa época, não havia muitas perspectivas de progresso. Oriundo de Viçosa, berço da cultura alagoana, ele se dedicou à profissão de médico em Arapiraca e, com muito esforço, progrediu bastante, construindo muitas realizações, inclusive na cultura e radiofonia. Seu grande ponto de apoio ficou por conta da inestimável esposa, d. Almira, cuja colaboração contribuiu muito para o citado progresso. Seu primeiro livro recebeu o título de “A Xícara do Padre”, que abordava as suas origens. Depois vieram outros e agora surge “A Saga da Novo Nordeste”, em parceria com a esposa, que já escreveu três. Apesar dos inúmeros afazeres profissionais, ambos têm se dedicado a atividades socio-culturais, cujo resultado é digno dos melhores elogios.

A Saga da Novo Nordeste é um registro espetacular. Conforme o próprio título sugere, a obra conta de maneira transparente e simples a espinhosa travessia que foi enfrentada pelos idealizadores até chegar ao sucesso ora vivido. É uma espécie de documentário que mostra as dificuldades enfrentadas e superadas com galhardia e coragem, inclusive enfrentando má vontade de alguns sócios-cotistas da empresa e a obstrução criminosa de concorrentes mal-intencionados. Tais particularidades são um tanto chocantes, as quais estimulam a curiosidade do leitor em saber quem são as figuras mesquinhas sutilmente mencionadas. A abordagem feita pelos autores foi muito feliz porque não se omitiu do fato e respeitou a ética, em detrimento do instinto que defendia outro sentimento.

A saga inicia com o belo prefácio feito pelo mestre Ismael Pereira, que tem o dom da palavra fácil e sabe encantar em tudo que participa. No documento citado, ele se esmera e confecciona uma peça de grande valor, espécie de obra de arte, área que domina com muita competência. Ao longo da caminhada, os autores não esquecem de homenagear todos os que participaram de uma maneira ou de outra da grande conquista. São as homenagens feitas aos funcionários que deram a sua parcela de contribuição para o engrandecimento da grande obra. Coroando o painel, os autores conseguiram o depoimento de todos eles que, apesar de suas limitações, confeccionaram um belo depoimento individual, realçando a experiência vivida na honrosa missão, e o valor da querida Rádio Novo Nordeste. Tais depoimentos permitem ao leitor reviver os bons tempos e lembrar as pessoas bem como as suas fisionomias(por causa das fotos). É um verdadeiro passeio; uma volta ao passado recente.

PARABÉNS, DR. JUDÁ E D. ALMIRA, POR MAIS ESSA GRANDE OBRA. PELO SEU VALOR, ARAPIRACA E REGIÃO JAMAIS PODERÃO PAGAR TAMANHA GRATIDÃO. QUE DEUS OS ABENÇOE.

Abel de Oliveira Magalhães.

 

Compartilhar