2013 – 6º Abel Magalhães – Topless

1
29286

6º livro

Sinopse de Topless
Autor: Martha Medeiros
No livro, a autora desnuda o dia-a-dia das pessoas de maneira objetiva e sem rodeios. Pelo seu estilo inconfundível, ela se tornou conhecida como uma das mais importantes cronistas do Brasil. Observando o cotidiano, a escritora transforma o trivial em crônica, e a crônica em poesia da atualidade. Sua leitura é suave e encantadora. Dá vontade de não mais parar. Lamenta-se apenas a pequenez das crônicas, pois fica sempre o gostinho de ‘quero mais’. Isto, porém, se transforma na fonte da motivação de ler, porque não se cansa e o leitor fica sempre querendo avançar para o próximo texto.
Trata-se de uma escritora premiada. Foi vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura, em 1998, ano após a publicação. Ela analisa, comenta e traz para o debate todas as normalidades e esquisitices do homem e da mulher moderna, com suas neuroses e anseios, medos e expectativas, fazendo um verdadeiro retrato de nossa época. Comenta filmes e livros, fala sobre o medo da morte, destrincha as agruras e as felicidades do casamento, tudo numa prosa ágil e límpida.
O título do livro é apenas um detalhe. Em essência, não tem nada a ver, salvo em termos que atraem a pessoa para uma boa leitura. Significa que, se o leitor queria alimentar a sua fantasia, deparou-se com uma abordagem sem pudor das coisas do cotidiano que, apesar de serem simples, o protagonista muitas vezes estraga tudo, achando que está abafando.

 

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

*