2013 – 2º Abel Magalhães – Churchill

0
584

2º livro

15 – Sinopse do livro Churchill

Autor: Lord Roy Jenkins

Com 835 páginas, trata-se de um livro péssimo para um leitor como eu. Excessivamente volumoso (por isto pesa muito e proporciona desconforto para o leitor); detalhista ao estremo (reproduz cansativamente bilhetes, cartas, e outros detalhes dispensáveis);  aborda sua atividade política; atividade de escritor e passa por alto no que o leitor mais quer e espera – sua atividade durante as guerras do século XX, deixando o leitor frustrado. Por causa disto, só se chega ao fim do livro quem quer provar a si que tem disposição de fazê-lo, independente da competência e habilidade do autor. Desta forma, o que ficou de mais importante para mim foi a coragem de ler a obra toda.

Diz o apresentador do livro: “Winston Churchill, o mais célebre primeiro-ministro inglês do século vinte, talvez o maior do Reino Unido em todos os tempos, é um verdadeiro símbolo da história mundial moderna”. Pois bem, no que diz respeito às famosas guerras do referido século, o autor faz abordagens superficiais. Significa dizer que, quem não tiver conhecimento profundo sobre os citados acontecimentos, fica sem entender nada ou muito pouco. Neste campo, deixou muito a desejar para mim. Em contrapartida, peca pelo preciosismo na reprodução de bilhetes e discursos que ele fez durante sua vida de homem público. As reproduções são feitas em letra miúda, que desestimula a leitura e proporciona cansaço por parte de quem está lendo. A sensação é de que tais reproduções não têm nenhum valor para quem está lendo.  Segundo a orelha do livro, “se não fosse a Segunda Guerra Mundial, Churchill poderia ter ficado apenas como um pobre ator a mais, nos dramas do governo britânico”.

Definitivamente, o livro, para mim, deixou muito a desejar.  Deverá ser um belo desafio para o Fernando lê-lo, principalmente por sua notória falta de tempo por causa das atividades profissionais.

Maceió, 06 de abril de 2013.

Abel de Oliveira Magalhães.

 

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

*