2012 – 7º Abel Magalhães – O Piloto de Hitler

0
720

O Piloto de Hitler

C.G.Sweeting

Especialista em história militar e particularmente na aviação, Glen Sweeting se esmerou para reproduzir o dia a dia do piloto de Hitler e resgatar o testemunho de um homem obstinado e fiel a Adolf Hitler até os últimos instantes do chefe.

Para escrever o livro, Sweeting teve que fazer primorosa pesquisa, consultando inúmeras obras para chegar a este excelente trabalho. Seu mérito maior é que, quem começa a ler o livro, não quer mais parar. Apenas um senão: excesso de termos alemães (com tradução imediata) que poderiam ser suprimidos. Como o idioma é um dos mais difíceis e chatos do mundo, o leitor fica encabulado. Fora isto, nota 10 para o trabalho.

Pela sua obstinação, Hans Baur (o piloto)paga um preço alto no final de sua vida, sofrendo durante dez anos em prisões e campos de trabalho forçado na União Soviética, fruto de sua aproximação junto a Hitler e sendo exigido pelos soviéticos para dar informações precisas sobre o paradeiro do Führer. Antes, porém, conquistou inúmeras promoções pela fidelidade ao chefe e pelo desempenho em suas tarefas de aviador.

Trata-se, pois, de um belo livro. Quem o ler, ficará embevecido, e agradecido pelas valiosas informações garimpadas pelo autor e disponibilizadas nas páginas da bela obra.

Abel de Oliveira Magalhães

Maceió, 09 de abril de 2012.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

*