2012 – 2º Abel Magalhães – A escolha de Sofia (Fev/Mar-2012)

0
29235

A escolha de Sofia (Fev/Mar-2012)

Trata-se de um romance com foco na 2ª Guerra Mundial e seus malefícios. Destaca a vida difícil de uma jovem de nome Sofia, que enfrentou toda sorte de dificuldade e sofrimento diante da iminência de ser trucidada no famigerado holocausto de Auschwitz. Teve seu pai e o marido mortos no famigerado ambiente. Também foi obrigada a entregar os filhos, um casal, para o fim trágico.

Sua vida foi cheia de dificuldades e sofrimento. Era polaca e falava vários idiomas. Na sua terra natal , Polônia, foi confundida com uma judia, alvo principal do Nazismo. Com a perda do marido logo no início da vida, envolveu-se com outro jovem, “numa escolha que definiu o resto de sua vida em uma relação alucinante e destrutiva, impermeável a qualquer felicidade capaz de desviá-la do puro e simples aniquilamento”.

Numa espécie de autobiografia, o autor criou, “ao longo da jornada existencial de seu alter ego, Stingo, dois dos mais poderosos e impactantes personagens literários: a própria Sofia, com seu passado trágico, e o namorado dela, Nathan, jovem judeu diabolicamente brilhante”. Apesar de o livro ter se tornado um clássico da literatura contemporânea, a sua narrativa é mesclada de passagens meio delirantes, deixando o leitor em situação desconfortável, retornando sempre que possível ao fio da meada com o seu malabarismo de escritor bem-sucedido. Apesar da crueza dos enfoques, e das leviandades mescladas ao tema central, dá-se como positiva a mensagem transmitida. É importante, no entanto, lembrar que, cada criatura tem seu ponto de vista. O autor, quando escreveu, e o leitor quando lê. Portanto, este é o ponto de vista de um simples e anônimo leitor, que está dando a sua dispensável opinião.

Abel de Oliveira Magalhães.

Maceió, 16 de março de 2012.

 

 

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

*