Cantinho da Magal – Considerações sobre a influência do 1º período de Direito

0
661

Considerações sobre a influência do 1º período de Direito

Durante este 1º período, fui orientada pelos professores a ler alguns livros, os quais me encheram de conhecimento e curiosidades. Por isso, fiquei motivada a fazer um comentário sobre Vigiar e Punir, de Michel Foucault, que relata um estudo cientifico sobre a evolução histórica da legislação penal.

O que mais me chamou a atenção foram os métodos e meios coercitivos e punitivos adotados pelo poder público contra a delinqüência nos séculos passados.

No século XVIII, o corpo era o alvo principal da repressão penal. Era o corpo supliciado, esquartejado, amputado, marcado simbolicamente no rosto ou no ombro, exposto vivo ou morto, dado como espetáculo.

O condenado era exposto publicamente, de maneira humilhante e supliciado até a morte, no qual depois de esquartejado, seu corpo era incinerado e reduzido a cinzas.

O livro de Foucault mostra como a sociedade e as autoridades organizaram o sistema judiciário e coercitivo ao longo do tempo e os variados processos punitivos, que vão da violência física em sentido geral ao uso do sistema penitenciário moderno.

Um livro muito interessante e de fundamental importância para a sociedade conhecer seu passado e planejar uma forma ideal de sistema penal para uma real modificação do delinqüente.

Na próxima edição farei um comentário sobre Olga, de Fernando Morais. Aguardem-me!

Compartilhar