2020 – 5º livro – Cordel do Pré-Noventão

1
36

2020 – 5º livro – Cordel do Pré-noventão – O menestrel Pré-noventão – Vida, louvor e ação

Autor: Judá Fernandes de Lima, completando 90 anos no dia 25/03/2020. Sua biografia é repleta de grandes realizações e orgulha tanto a si quanto a sua família.

Agradecimento e dedicatória – O autor foi muito feliz no registro sob referência com o destaque à esposa, que é também a sua secretária para tudo. Diz que, sem ela, não teria feito tanta realização.

Apresentação –  O autor informa que este será o último livro que escreve, depois de uma maratona de sete que já escreveu. Esperamos que não seja isto. A secretária, sua esposa D. Almira, também pensa assim. A afirmação do autor se baseia no seguinte raciocínio: “sinto-me igual a uma criança, passando o dia dormindo, comendo e reinando”.

Bodas de Ouro – O autor fez um cordel reproduzindo a festa dos 50 anos de casados realizada na chácara da família Tribo de Judá, em julho de 2016. O acontecimento foi um sucesso esplendoroso. No dia, além das solenidades oficiais e comes-e-bebes, houve o lançamento dos livros de autoria do casal: “O cordel do oitentão” e “Bordejando entre rimas e saudade” – dele e dela, respectivamente. Os livros foram distribuídos com os convidados. Lá para as 17:00h, no final das comemorações, um acontecimento inusitado. Os consortes e alguns convidados se deslocaram de ônibus para Viçosa, cidade natal do autor, hospedando-se no Marambaia Hotel Fazenda, ocupando todas as suas dependências e desfrutando de tudo que havia de bom na terra linda e aconchegante do Dr. Judá. Lendo a lista dos convidados publicada no livro, um sentimento especial assomou-me, quando vi o meu nome e da esposa ali inseridos.

Viagem à Terra Santa – No dia 7/5/2016, o autor e a família fizeram uma viagem muito especial. Seguindo o roteiro Brasil/Portugal/Roma/Vaticano – e aí pegando o navio Celebrity Silhouette, de 16 andares, com 5.000 passageiros pelo Mediterrâneo, foram para Nápoles, Capri, Sorriento, Pompéia, Jerusalém, Terra Santa, Haifa, Mar da Galiléia, Éfeso, Miconos, Atenas, Valleta, Malta, Mar Egeu e Tel-aviv. Eles fizeram a viagem mais importante de suas vidas. O autor termina o cordel dizendo: “Vá visitar a Terra Santa, que faz bem ao coração. É um momento único e sublime. É por demais emocionante saber que ali Jesus Cristo mostrou sua face brilhante”.

Homenagem ao sobrinho José Maria – O cordel homenageia o sobrinho cardiologista que assistiu o autor do livro em São Paulo em fevereiro de 2017. Dr. Judá tinha sofrido um enfarte do miocárdio com diagnóstico letal na cidade de Maceió. A cidade não estava preparada para resolver o problema. O paciente foi de jatinho particular para São Paulo, onde o Dr. José Maria fez o “milagre”. O relato é muito forte. O paciente quase morreu por asfixia pois teve um desmaio e caiu da cama quando dormia. Na queda quebrou 3 dentes e por milagre se recuperou e sobreviveu.

Cordel Ana Paula – Ana nasceu no dia 13/03/1967. O documento começa com uma sequência fotográfica interessante, retratando a descendência da Ana – três filhos. Na sequência, os cinco irmãos. Ana foi a primogênita e causou uma euforia inusitada. O autor desejava dez filhos, mas ficou limitado a cinco. Os 50 anos de nascimento da Ana Paula foi comemorado no luxuoso hotel Comandatuba, na Bahia. Em suas andanças turísticas, Ana Paula foi duas vezes ao Japão.

Resort Comandatuba – Nopasseio ao hotel o autor discorre sobre as belezas do lugar incrustado na ilha do mesmo nome. Tinha como objetivo principal festejar os 50 anos da Ana Paula. Uma arritmia gravíssima acometeu o autor e a viagem inicialmente foi cancelada. Ele foi para a UTI do Hospital do Coração em Maceió. Depois de 30 dias recebeu um marca-passo. A viagem aconteceu cinco meses depois, coincidindo com o aniversário da mãe, dona Almira.

UTI VERSUS MASMORRA – O cordel discorre sobre a grave arritmia sofrida pelo autor. O depoimento é muito forte. E o paciente teve que enfrentar a dureza da realidade cruel.

O papagaio – meucamarada de jornada. O papagaio do cordel é muito importante, a ponto de ser escrito com todas as letras grandes – PAPAGAIO. Por quê? Para ajudar a fazer a micção do paciente. No texto, a explicação: “É uma peça para o homem urinar”. Haja fralda e fraldão.

Meu compadre Nezinho – O cordel é em homenagem ao concunhado e compadre do autor do livro. A abertura do texto é precedida de uma sequência fotográfica do compadre e de sua família. O tratamento é muito carinhoso – “o meu compadre-irmão”. No texto fica registrada a saga do cajazeirense, que largou tudo na sua cidade de origem e venceu em Arapiraca, provavelmente sob a influência do cunhado.

Cordel Aurélia Magna. O documento abre com uma sequência fotográfica sobre o tema, que é uma homenagem aos 50 anos da 2ª filha do casal. Essa menina enviuvou duas vezes e foi eleita vereadora pelo município de Arapiraca, sendo nomeada secretária de Saúde nas duas gestões – Luciano Barbosa e Rogério Teófilo.

Missa na capela São Lourenço – Registro da infância do autor na fazenda São Lourenço, na cidade de Viçosa AL. Destaque para a histórica capela São Lourenço, que tem cerca de 200 anos.

Reprodução de reflexões – O livro segue apresentando reflexões sobre a família, como: Oração de Judá à irmã Ruth; cartões de natal com textos confeccionados pelo autor do livro e sua evolução. No princípio eram os 5 filhos; depois os netos; agora esperando os bisnetos. Os textos que foram incluídos no livro foram escritos ao longo de cada edição, iniciando em 2012/2013 até 2019. Segue com um ofício de agradecimento à professora Maria Vitório Moura, diretora da Escola Crispiniano Ferreira Brito, pela homenagem recebida durante o desfile cívico de 30 de Outubro, aos 55 anos de serviços prestados pelo autor e sua família ao município de Arapiraca. Idem da Escola Estadual Aurino Maciel, em 2018.

Acrósticos –Sequência de três trabalhos apresentados por 3 equipes participantes da gincana na festa dos 80 anos do autor – Equipe: cinza, vermelha e laranja – Ieda Fernandes, Aurélia Fernandes e Rogério Siqueira, respectivamente.

Tapagem de casa – CrônicaRegistros vividos na década de quarenta, na construção de uma casa de taipa que, por acaso, viria a ser a residência de um jovem casal em libidinosa lua de mel.

O eclipse do sol – CrônicaÉ o registro de um eclipse total do sol, acontecido ao meio dia na Fazenda São Lourenço, na cidade de Viçosa AL. Um belo dia primaveril aos poucos foi fugindo e logo virou noite escura como breu. Isso ocorreu há 70 anos, vivido por rudes rurícolas em toscas terras do agreste alagoano. O autor tinha apenas 7 anos de idade.

Segunda parte do livro – Textos de familiares e amigos.

Explicação: O autor e sua esposa tinham a ideia de escrever textos sobre Saúde, porque ambos dedicaram suas vidas ao assunto. O livro ficou apenas no pensamento dos dois. Ele resolveu inserir neste livro o texto que Almira escreveu sobre o Hospital Regional de Arapiraca e afirma que o projeto da Saúde foi abandonado. Almira, no entanto, diz que ele pode mudar de ideia…

I – Saúde – Hospital Regional de Arapiraca – Almira Fernandes

Ela reproduz informações sobre a fundação do hospital para as Santas Missões Populares (2007). Diz que em 1960 existia em Arapiraca uma Sociedade Benemérita com a finalidade de construir e manter um hospital para dar assistência médica aos necessitados da cidade e da região. Ela desenvolve o tema em cima disso. Como assistente social, e com a ajuda de seu marido, que era médico do Posto de Saúde Estadual local, ela chefiou o desenvolvimento do projeto. Em maio de 1965, o Hospital Regional de Arapiraca foi inaugurado e passou a funcionar com capacidade para 50 leitos. Dr. Judá e D. Almira ficaram no Hospital até novembro de 1973, quando se afastaram definitivamente, depois de muita luta e a sensação do dever comprido.

II – SAÚDE – Uma história que precisa ser contada.

Registro de 1960. A saúde da população vivia abandonada, principalmente no interior. Ela narra as dificuldades enfrentadas para organizar a burocracia do Hospital e as decepções sofridas, principalmente em relação aos políticos. Visitando um político representante da cidade, não fora bem recebida por sua esposa.

No dia seguinte

A reação do político que representava os interesses do município chegava ao hotel onde ela estava hospedada esbaforido à procura da Assistente Social, D. Almira. Ela informou que já tinha resolvido o problema.

Finalizando o relato.

Depois de muita habilidade e paciência, a burocracia do Hospital foi resolvida.

Dificuldades

A dificuldade de manutenção do Hospital era muito grande. D. Almira narra os desafios em sua crônica.

Cordel Bodas de Ouro – 07/05/2016 – Almira Gouveia Alves Fernandes

O Hospital Regional de Arapiraca foi a pedra fundamental para a realização do romance do casal Judá e Almira. Ele como chefe do empreendimento e ela como Assistente Social. Ele morava em Arapiraca e ela em Maceió. Por causa da profissão de ambos, precisavam se encontrar sempre. O resultado foi o nascimento de um sentimento especial, que foi crescendo e tomou conta dos dois. Onze meses depois tinha havido namoro, noivado e casamento.

O doce da vida – Ana Paula Fernandes

Ana Paula focou a importância dos filhos. Foi mãe de três rebentos: Paulyana, Paulo Arthur e Paulynne.

A filha do Dr. Judá – Aurélia Fernandes Dias

O texto fala sobre a sua experiência como filha e diz do sucesso do pai no universo médico e social. Por conta disso, o pai foi convidado a ser candidato a prefeito do município, mas nunca aceitou. Por ironia da vida, quem entrou na política foi ela e foi eleita duas vezes a vereadora mais votada, inclusive utilizando o refrão: ”A filha do Dr. Judá”. Tornou-se secretária de saúde nas duas legislaturas nas administrações de Luciano Barbosa e Rogério Teófilo, respectivamente.

Arapiraca – A Nova Iorque – Paulo de Tarso

No texto em caixa alta, Paulo de Tarso diz que Arapiraca é a Nova Iorque insuperável. Faz comparações com os principais pontos turísticos da famosa metrópole e se revela o maior torcedor do mais querido, o ASA DE ARAPIRACA.

Esse pai existe? – Alda Celine

Ela gosta de signo. É libriana e romântica. Nas experiências astrológicas identificou o pai como o símbolo maior e seu fã de todas as horas. Tem três filhas, por quem se doa a vida inteira.

Cordel da Aline – Aline Régia Alves Fernandes

No texto, ela destaca a falta de identificação com a rima ou com o gênero. Para cumprir a missão, teve que se virar. Formou-se em Computação.

Minha família – Ruth Fernandes Gonçalves

Ruth fez um registro simples de sua vida profícua, gerando sete lindos filhos. É irmã do autor do livro, Dr. Judá.

Cordel de João Henrique – João Henrique

Para homenagear o Vô nos seus 84 anos de existência, João Henrique fez um singelo cordel, realçando a sua satisfação em ser neto do coração do Dr. Judá.

Ode ao poeta Judá – Luiz e Ana Maria

O casal amigo fez uma singela homenagem ao Dr. Judá pela sua prodigiosa produção literária e social.

Sinopses do Clube de Leitura – Abel Magalhães

Com uma surpresa imensa, Abel percebeu no final do livro a publicação de sua sinopse sobre a Saga da Rádio Novo Nordeste, importante obra contada pelo casal Judá e Almira nos idos de 2013. Foi uma surpresa emocionante.

A quatro mãos – Laurentino Veiga – 2014

Laurentino fez uma abordagem também sobre a obra A saga da Rádio Novo Nordeste. Ele diz que a citada obra foi escrita a quatro mãos pelo simpático casal e é uma referência elogiosa aos cônjuges-autores: Dr. Judá e Almira Fernandes.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

∆∆∆

Ao final de cada cordel, há sempre um registro carinhoso para a competente secretária que digita tudo. Diz o autor: “Almira, minha alma gêmea, companheira e confidente, digitou mais um trabalho”.

Maceió AL, 24 de março de 2020

Abel de Oliveira Magalhães

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente deve ter sido uma bela surpresa, ao final da leitura deparar-se com a sinopse que vc escreveu tempos atrás. Fico a imaginar seu sentimento e emoção.
    Por outro lado, ao ler a sua sinopse do atual livro do querido dr Judá, é possível e até muitíssimo fácil compreender a grande pessoa humana que foi esse nosso valioso e talvez mais respeitado médico de Arapiraca. Nossa família e toda a sociedade arapiraquense é muito grata pelos serviços prestados. Além do mais saber que vc goza dessa amizade próxima dele, só nos orgulha.
    Grande abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

*