2020 – 4º livro – Tormenta

2
197

Tormenta: O governo Bolsonaro: crises, intrigas e segredos 

por Thaís Oyama (Autor)

 Um retrato implacável do primeiro ano de Bolsonaro no poder.

De uma das eleições presidenciais mais polarizadas da história republicana, sai vitorioso Jair Messias Bolsonaro, ex-capitão do Exército que chegou a defender publicamente a tortura, autor de não mais que dois projetos de lei aprovados ao longo de 27 anos de mandato como deputado e merecedor de apenas três dos 512 votos de seus pares na última vez que tentou se eleger presidente da Casa, em 2017.

A partir de um rigoroso trabalho de reportagem, Tormenta revela como opera o governo do 38o presidente da República, que forças se digladiam entre as paredes do Palácio do Planalto e de que forma as crenças e os temores — reais e imaginários — de Bolsonaro e de seus filhos influenciam os rumos do país. O livro traz detalhes surpreendentes sobre a crise interna de seu mandato, revelando segredos dos generais que o cercam no Palácio, intrigas que corroem o primeiro escalão do poder e bastidores que não chegaram aos jornais.

Mais do que mostrar as peculiaridades e a dinâmica do governo de Jair Bolsonaro — e de nos situar no calendário dos atribulados primeiros 365 dias de sua gestão —, a narrativa de Thaís Oyama ajuda o leitor a compreender o ano que passou e a vislumbrar o que nos aguarda – pensamento da editora.

Achei o livro surpreendente. A autora faz as abordagens com muita naturalidade e sem nenhum ranço, tendo em vista tratar-se de forte admiradora do regime de esquerda. Esperava algo contundente, mas ela utilizou uma linguagem elegante, precisa e deu provas de que tem muita competência para o mister. Quem lê o livro enriquece muito os seus conhecimentos. Aprovado.

Maceió, 03 de março de 2020.

Abel de Oliveira Magalhães

∆∆∆

THAÍS OYAMA nasceu em Mogi das Cruzes. Foi repórter, editora e redatora- chefe da revista Veja, com passagens pela sucursal de Brasília da TV Globo, pelos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, entre outros veículos. É autora de A arte de entrevistar bem (Contexto, 2008).

Compartilhar

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa recomendação de leitura meu irmão . Todos deveríamos ler e buscar entender melhor o momento crítico de alta tensão porque passa nossa jovem democracia.
    Nós brasileiros sofremos pelo vácuo de líderes políticos de primeira linha…
    Grande abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

*