Matheus e a Escola SESC, parte2

0
834

Hoje Matheus está completando 17 anos. Segue minha modesta visão de um breve resumo de um ano e meio intenso, produtivo do  projeto Escola SESC do Ensino Médio.

Albenise e Eu, estávamos no voo de volta para Maceió depois de visitarmos e presenciamos o acolhimento  do Matheus no campus residencial  escolar de excelência,  ESEM.  Alguns dias se passaram e, mesmo a distância, estávamos constantemente em busca de informações a exemplo da aula de abertura  do ano letivo da escola SESC em 2018 que confirmava nossa expectativa sobre a ESEM. A diretora expressou seu carinho pelos jovens: “Que o dia de hoje marque mais um passo em direção a um futuro cheio de realizações”.

Nesta caminhada de um ano e meio de vivência no campus, Matheus fez muitas amizades, cito alguns que possivelmente representem bem os muitos amigos do Matheus:  Ronald, Felipe, Gabriel, Eduardo,  Pietra, Mariana e Samyra.  Eles fazem parte  da rica  diversidade de estudantes dos Estados do Brasil  na ESEM, desfrutando dos ensinamentos de várias áreas do conhecimento  para conseguirem  desenvolverem os muitos ensinamentos da Escola SESC.  O Programa de voluntariado, por exemplo,  engloba praticamente todos os setores da escola, possibilitando uma visão do campo profissional de seu interesse, oportunizando vivências que contribui para o crescimento pessoal e social. Matheus  gosta  desta convivência acadêmica social.  “A Escola Sesc de Ensino Médio oferece aos seus estudantes a oportunidade de crescerem juntos em uma comunidade de aprendizagem, desenvolvendo a sua atuação como cidadão produtivo e responsável em uma sociedade democrática, onde todos zelam pelo respeito ao outro e pelo bem comum”.  Um dos eventos de interesse do Matheus   no ano  2018 foi o Jovem ONU. Segue registro onde atuou  com uma amiga defendendo / representando um país com histórico de conflito de segurança.

Matheus com amiga Mariana defendendo / representando um país com histórico de conflito de segurança

Jovem ONU, é “um evento a nível colegial dos conselhos das Nações Unidas (ONU). Anualmente, ocorrem três conselhos simultaneamente, são eles: Conselho de Segurança (CS)” – Matheus estava neste; “Historical Security Council (HSC) e Comitê Histórico. Acredito que este Jovem ONU desenvolveu/melhorou a capacidade de argumentação do Matheus. Habilidade importante para qualquer profissional e conta ainda mais no meio profissional diplomático e jurídico que a retórica e o diálogo são fundamentais para apresentar uma defesa com clareza ou para promover a conciliação entre partes em litígio.

Para o  primeiro ano entendíamos que o Matheus teria êxito  tanto social como acadêmico.  Expectativa confirmada começamos analisar como seria  o segundo ano do ensino médio. Sempre tive confiança no potencial do Matheus mas admito apreensão com o rendimento acadêmico no 2° ano do ensino médio  na Escola SESC do Ensino Médio – ESEM. Até onde sei, diferente do primeiro ano que é levado em consideração a fase de adaptação do graduando, o segundo ano da Escola SESC demanda maior esforço intelectual e dedicação.
É fato que ele vem seguindo a diretriz  da autonomia intelectual, criatividade e compromisso social. : passou a ser padrinho de alguns dos novos alunos (calouros) do primeiro ano;  representante da turma;  com a experiência do primeiro  ano, deu seguimento  as ações  cognitivas  e desportiva da realeza Aureana no apoio da organização do torneio  da casa que abrange todos os segundos andares dos prédios para  Torneio das Casas que é um evento esportivo realizado pela equipe de educação física entre os meses de agosto e setembro. As casas, as quais o nome do evento se refere, são os time dos alunos.

Matheus é praticante do esporte natação. “O Lazer na Escola Sesc de Ensino Médio é um momento especial para se ampliar a convivência comunitária, tempo de fruição e de vivenciar oportunidades ricas de troca e aprendizagem”. Acredito que o envolvimento com o esporte foi um dos pilares para o muito bom desenvolvimento acadêmico e social nos 5 trimestres vividos por ele na Escola SESC.  No final do mês de agosto passado Matheus participou ativamente do tradicional  evento  de educação física, torneio das casas, que é considerado por muitos o melhor dos melhores momentos vividos na ESEM.   Matheus teve êxito tanto individual como coletivo  nas competições  de natação, no resultado do torneio  e no apoio da organização.

Como Matheus  estava sentindo confiança e tendo identificação com a área de exatas,  escolheu as disciplinas eletivas “Funções Reais” e “Automação” . Também  escolheu ser  voluntário no setor de Engenharia do Campus ESEM.

Atualmente o Matheus está com o tutor Leonardo.  Sempre  que precisamos fomos muito bem atendidos pela tutoria da ESEM. Ao ingressar na Escola, cada estudante é recebido por um Tutor, educador que se torna referência dentro da comunidade escolar para o estudante, seus responsáveis e também para seus professores.

Matheus com o tutor, técnico, engenheiro, e colegas voluntários de engenharia no campus da ESEM

Desde o primeiro ano o Matheus, assim com todos alunos da ESEM, vem   participando de estudos de campo/passeios para lugares como  Cristo Redentor, Região dos Lagos(Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo), Paraty, Usina Nuclear de Angra dos Reis, dentre outros. “A programação das atividades de Lazer (passeios culturais, trilhas ecológicas, rodas de música, saída para praia, compras, sessões de cinema, teatro, piscina, jogos, prática de esportes, oficinas) é planejada pela Coordenação-Geral de Vida Residencial, por meio da Coordenação de Lazer, visando a interação e o bem-estar dos estudantes que lá residem”. 

A vida acadêmica na  escola-residente é intensa.  Salvo engano, a  carga horária da Escola SESC do ensino médio é  mais do dobro da carga horária   mínima legal. Nós recebemos dos tutores relatórios  elaborado ao final de cada trimestre.  O muito bom  coeficiente de rendimento acadêmico do Matheus vem sendo mantido também na Escola SESC que é uma das escolas com melhores  indicadores com resultado no PISA onde está muito acima da média nacional e de muitos países de primeiro mundo.

Na Escola SESC são muitos aspectos avaliados, sobretudo, no aspecto acadêmico e convivência residencial. O compromisso da Escola SESC, “já expresso na missão institucional – Educar jovens brasileiros para autonomia intelectual, criatividade e compromisso social -, a realização de uma educação integral, em perspectiva humanística, ancorada na excelência acadêmica, na ética do trabalho, na curiosidade intelectual e investigativa, no desenvolvimento físico e emocional, na criatividade, no pensamento crítico, na responsabilidade social, no diálogo e no respeito às diferenças, sejam elas de qualquer ordem, individuais ou coletivas” estão sendo vivenciados nos muitos momentos de  felicidades e de muitos bons resultados do Matheus.

Maceió, 05 de outubro de 2019

Márcio R. de Góis Magalhães

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

*