2019 – 8º livro – Google – A Biografia

1
61

Google – A biografia

Steven Levy

“Poucas corporações na história jamais foram tão bem-sucedidas e admiradas quanto o Google, empresa que transformou a internet e que se tornou parte indispensável de nossas vidas. Como o Google fez isso? O veterano jornalista de tecnologia Steven Levy conseguiu acesso sem precedentes à empresa e, neste livro revelador, leva os leitores para dentro dos escritórios do Google – o Googleplex – e mostra como essa organização funciona” – palavra da editora.

“Você já ouviu falar do Google? Era um dia extremamente quente em julho de 2007, no vilarejo rural indiano de Ragihalli. vinte e duas pessoas de uma empresa sediada em Mountain View, na Califórnia, haviam dirigido suas SUVs e vans por uma estrada não pavimentada até o enclave, formado por setenta cabanas esfarrapadas com chão de cimento e cercado por campos ocasionalmente pisoteados por indesejados elefantes”.

Tratava-se da empresa, cuja ferramenta de busca fantasticamente eficaz, havia mudado não apenas a forma como as pessoas acessavam as informações, mas também a forma como elas pensavam sobre as informações.

O Google em 2004 havia tornado a empresa como um gigante da economia. Os seus funcionários eram os exemplos perfeitos da mentalidade de engenharia superinteligente que representava o futuro dos negócios na Era da Internet.

O seu objetivo principal era dominar a sistemática de busca na Internet. E ele rompeu todos os desafios inimagináveis; cresceu e dominou a tecnologia de modo que o mundo ficou pequeno.

São tantas as informações nesse universo que a pessoa não se cansa de enriquecer os seus conhecimentos e se surpreende com tanta competência. Desta forma, era inevitável que o ganho financeiro se transformasse num verdadeiro mar de rosas. A linguagem no gênero é de bilhões, bilhões e bilhões de dólares no mundo inteiro.

Por se tratar de um tema técnico, a leitura do livro se torna um pouco difícil e dá vontade de desistir. Para quem tem o hábito de ler até o fim, o resultado é que, além de ter adquirido grande conhecimento no assunto, sente o desejo de reler o livro ou no mínimo, continuar enriquecendo os conhecimentos com a leitura de outras obras do imenso volume de opções disponíveis no mercado.

Maceió, 04 de setembro de 2019

Abel de Oliveira Magalhães.

 

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Abel,
    Como também li esse ótimo livro, somente posso recomendar a todos lerem essa obra, pois considero uma verdadeira lição de como se faz uma empresa ser tão bem sucedida no universo empresarial. Evidentemente que todo o sucesso decorre da mente brilhante de seus fundadores, aliado a um ambiente universitário que fomenta e promove o desenvolvimento de seus alunos. Coisa que não temos no Brasil. Uma pena!!!
    Abr
    Fernando

DEIXE UMA RESPOSTA

*