2019 – 6º livro – Antônio Ermírio de Moraes

1
185

Antônio Ermírio de Moraes

José Pastore

“Antônio Ermírio de Moraes é um dos maiores e mais importantes empreendedores do Brasil. À frente do Grupo Votorantim, acompanhou de perto grandes acontecimentos da história do país e foi sempre admirado por administrar suas empresas com seriedade, ética e humildade, além de manter um permanente envolvimento com relevantes projetos sociais, em especial nas áreas da saúde e da educação. José Pastore, seu melhor amigo há 35 anos, aborda aqui a vida desse grande brasileiro, a infância em São Paulo, a faculdade nos Estados Unidos, a vida em família, a rotina pesada de um workaholic, seu envolvimento no mundo da política e – para surpresa de muitos – sua entrada na vida artística, que acabaria mudando completamente seu jeito de ser. Recheada de revelações inéditas e histórias saborosas, a obra de José Pastore descreve um homem de personalidade forte e opiniões incisivas, que nunca deixou de sonhar por um país mais justo e honesto” – Pensamento da editora.

Na verdade, trata-se de um homem surpreendente. Parece incansável. Descobre tempo para tudo. Diria melhor, administra o tempo com muita sabedoria, a ponto de supervisionar e dar assistência a tudo, Sua produção é impressionante. E tudo é harmonizado com seriedade, honestidade, lisura e firmeza.

Um de seus grandes méritos é a simplicidade. Diz ele com todas as letras: “todas as pessoas que me ajudaram a me tornar quem sou são as pessoas que me criaram — Fraser, Marian, Craig – e minha enorme família estendida, meu grupo de mulheres fortes que sempre me anima, minha equipe leal e dedicada que sempre me deixa orgulhoso”.

Era um homem vocacionado para a seriedade. Sobre a corrupção que identificava no Brasil, dizia: “Se eu dirijo uma empresa cheia de corruptos, a culpa é minha, que deixo que os corruptos continuem nela.”

Sobre as consequências da burocracia em tudo, dizia: “Fico triste ao ver que uma coisa tão fácil é mais lucrativa do que algo que me tomou a vida inteira.”

Sempre prestigiou a família. Investiu nos filhos exigindo que eles estudassem e se preparassem para a vida. Ficou orgulhoso quando, em 2005, o Grupo Votorantim foi considerado “a melhor empresa familiar do mundo”.

“O Grupo Votorantim era formado por 95 empresas, 59 fábricas, 243 distribuidoras, 18 hidrelétricas e 56,2 mil empregados.”

Além disso tudo, esse homem ainda encontrou tempo para se dedicar ao teatro, escrevendo e montando três peças, à política e outras atividades.

Maceió, 11 de junho de 2019

Abel de Oliveira Magalhães.

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Abel,
    Falar do dr. Antônio, como carinhosamente chamado pelos mais íntimos, é falar de um brasileiro de primeira grandeza, de biografia absolutamente inspiradora. Filho de uma família nordestina, seu pai era natural de Pernambuco, foi educado em padrões rígidos de ética e ainda aos 16 anos foi para os EUA cursar engenharia metalúrgica, mesmo curso que o pai fizera anos antes. Suas realizações, tanto empresariais quanto em assistência social, o tornam um ícone na história empresarial brasileira.
    Sua sinopse inspira a todos ler esse livro. Valiosíssima…
    Abr
    Fernando

DEIXE UMA RESPOSTA

*