2019 – 2º livro – A cor da liberdade: Os anos de presidência

0
45

A cor da liberdade: Os anos de presidência
Mandela, Nelson, Langa, Mandla
A cor da liberdade é a emocionante sequência do best-seller mundial “Longa caminhada até a liberdade”, volume inicial das memórias de Nelson Mandela.
Em 1994, Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente de uma África do Sul democrática. Desde o início, ele estava comprometido em servir apenas um único mandato de cinco anos. Durante a sua presidência, ele e o seu governo garantiram que todos os cidadãos da África do Sul se tornassem iguais perante a lei, e Mandela estabeleceu as bases para transformar um país destruído por séculos de colonialismo e apartheid em uma democracia plenamente funcional.
História dos anos presidenciais de Mandela, “A cor da liberdade” tem como base principal as memórias que ele começou a escrever quando se preparou para deixar o cargo, mas não pôde terminar. O aclamado escritor sul-africano Mandla Langa completou a tarefa, usando o rascunho inacabado e as notas detalhadas que Mandela fez à medida que os acontecimentos se desenrolavam, além de um rico material de arquivo inédito. Com prólogo da viúva de Mandela, Graça Machel, o resultado é um relato vívido e inspirador da criação de uma nova democracia – a história de um país em transição e os desafios que Mandela enfrentou para tornar realidade a sua visão de uma África do Sul liberada.
Mandela percorreu longa estrada para alcançar a liberdade. Pisou em falso durante o caminho, mas descobriu o segredo de que, após escalar uma grande montanha, constatou apenas que há inúmeras outras montanhas a escalar. Conscientizou-se que só pode realmente descansar por um segundo, pois com a liberdade vêm responsabilidades, e não pode demorar, pois a longa caminhada ainda não terminou…
Assim, foi a sua vida. E foi movido pelo senso de dever para com os sul-africanos e os cidadãos do mundo que começou a obra que agora se tornou A cor da liberdade.
Maceió, 08/02/2019.
Abel de Oliveira Magalhães.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

*