2018 – 8º livro – Lava Jato

2
54

Lava Jato
Vladimir Netto
“Em ”Lava Jato – O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil”, o jornalista Vladimir Netto acompanha as investigações desde seu início, em março de 2014, e, como num livro de suspense, vai revelando, pouco a pouco, os principais desdobramentos que expuseram o maior escândalo de corrupção do país.
À medida que a operação avança, vamos descobrindo quem são os personagens-chave desse processo – doleiros, dirigentes da Petrobras, políticos e empreiteiros – e como se articularam para desviar bilhões dos cofres da estatal.
Para traçar o perfil do juiz Sergio Moro, fio condutor desta história, o autor se debruça sobre seu trabalho: o vasto conhecimento técnico, as perguntas meticulosas, as sentenças fundamentadas e a coragem de enfrentar a pressão de advogados de renome.
Repleto de informações de bastidor, ligações perigosas e diálogos de um cinismo impensável, este grande livro-reportagem, com ares de trama policial, é um registro histórico do conturbado período que o Brasil atravessa.
Os bastidores da Operação Lava Jato, a maior investigação de corrupção conduzida até hoje no Brasil.
Os direitos desse livro foram comprados pelo cineasta José Padilha, de Tropa de Elite e Narcos, para virar uma série de TV” – Pensamento da editora.
O prefácio foi escrito pelo jornalista Fernando Gabeira, que diz entre outras coisas: “Inspirada na operação Mãos Limpas, que estremeceu a Itália nos anos de 1990, a Lava Jato é um extraordinário trabalho de equipe que conseguiu sobretudo provar com fatos e documentos a inescapável realidade de que a Petrobras foi saqueada e os saqueadores levaram os recursos para fora do país”.
Trata-se, pois, de uma obra fascinante onde o leitor penetra nos bastidores desta que está sendo a maior roubalheira do país. Pela riqueza de detalhes, o leitor vive e revive os aspectos que envolvem o tema, inclusive ficando revoltado e torcendo pelo sucesso da iniciativa. A maneira pormenorizada como o autor desenvolve o assunto faz a pessoa enriquecer os conhecimentos e refrescar a memória.
Vladimir Netto é filho da conhecida comentarista de economia da Rede Globo, Miriam Leitão e jornalista bem-sucedido da referida emissora.
Marcelo Odebrecht, presidente da empresa do mesmo nome, ao ficar diante do juiz Sérgio Moro se comportou como se ainda estivesse na cabeceira da mesa e fosse o CEO que mandava na empresa. Neto do fundador da maior empreiteira do Brasil, entregou ao juiz um texto por escrito em que fazia a si mesmo 60 perguntas e depois as respondia. É muito desaforo. O juiz enfrentava tudo com paciência e equilíbrio. Inúmeras são as passagens idênticas, em que os protagonistas apostam que não vão ser presos.
Na minha concepção, a leitura do livro é altamente recomendável.
Maceió, 20/05/2018
Abel de Oliveira Magalhães.

2 COMENTÁRIOS

  1. Meu querido irmão Abel

    A operação lava jato, certamente provoca uma guinada na escalada vertiginosa da corrupção no país e desnuda impiedosamente nossa pior mazela. Pra piorar, agora nasce o seu filhote: a operação câmbio, desligo! que promete ser muito mais estarrecedora. A conferir!!
    Esse livro está na minha lista de leitura.
    Parabéns pela produção…

  2. Meu querido irmão Abel

    A operação lava jato, certamente provoca uma guinada na escalada vertiginosa da corrupção no país e desnuda impiedosamente nossa pior mazela. Pra piorar, agora nasce o seu filhote: a operação Câmbio, Desligo! que promete ser muito mais estarrecedora. A conferir!!
    Esse livro está na minha lista de leitura.
    Parabéns pela produção…

DEIXE UMA RESPOSTA

*