2016 – 24º livro – Entre a Glória e a Vergonha.

0
489

Entre a Glória e a Vergonha.
Mário Rosa
Entre a Glória e a Vergonha faz parte da obra do Consultor de Crises, Mário Rosa. Confesso que foi uma surpresa interessante encontrar um profissional com essa habilidade. Já tinha ouvido falar de profissionais de tudo quanto é assunto – autoajuda, economia, política etc, mas consultor de crises foi a primeira vez. E o melhor: surpreendeu muito a minha expectativa. Devo isto ao meu sobrinho Miguel Júnior, que tem feito sugestões de leitura muito boas.
Mário Rosa é dotado de uma habilidade imensa e penetra em todo universo de crises, dando a sua grande contribuição e conseguindo excelentes resultados. O livro abrange desde empresas de atividade comercial até atividades políticas. No “Camareiro de Versalhes” ele mostra o poder visto por dentro, como o camareiro que vê e houve tudo. Ele mostra também as lições que se pode aprender de uma busca policial em sua casa em confronto com a teoria. No caso dele, garante que nunca cometeu qualquer crime e, no entanto, recebeu a indesejável visita da polícia logo cedo em sua residência. E pergunta: Como é viver uma busca policial em sua casa? Que lições se pode aprender? O que da teoria fica em pé? Noutra parte, conta a experiência que teve com o escritor Paulo Coelho, privando de sua intimidade na França e na Suiça. Fala também das experiências que teve com Duda Mendonça e suas mágicas nos tempos de Lula. Diz que Duda tinha dificuldade para escrever e era ótimo em imagem e persuasão. Mostra bastidores inéditos da venda da Ambev – resultado da compra da Antarctica pela Brahma, numa justificativa para organizar um monopólio e ganhar uma multinacional da cerveja e dominar 70% da produção mundial. Fala sobre o desastre da barragem do Fundão em Mariana, MG. Diante de tanta amplitude do desastre visto a partir de uma procissão de helicópteros, observa a insignificância humana perante a vastidão de tudo. Fala de Fernando Cavendish e seus dramas e sua riqueza suntuosa; descreve as dificuldades enfrentadas pela Samarco e associadas na tentativa de encontrar solução para tamanho desastre. Aborda Roger Abdelnassih e seu imenso drama; de Nenê Constantino que não passou da escola primária e sua riqueza. Faz uma verdadeira viagem abordando o perfil de inúmeras autoridades como ACM, FHC, Tasso Jereissati e tantos outros. Por conta dessa atividade, viaja o mundo inteiro em busca de solução para os seus contratantes.
Como se vê, trata-se de um livro interessante que faz com que o leitor penetre na intimidade de dezenas de empresários bem sucedidos e que tiveram os seus momentos de dificuldades extremas. No final ele mostra as suas origens, dando conta de que muitos estão sujeitos a surpresas agradáveis ou desagradáveis. Fiquei maravilhado com a obra.
Vale a pena ser lida.

Maceió, 12 de dezembro de 2016.
Abel de Oliveira Magalhães.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

*