Relatório da administração – Ano 2015

0
433

Relatório da Administração
AGO – A Assembleia Geral Ordinária foi realizada no dia 08/01/2015 e presidida pelo associado Marcus Vinicius, que veio participar do passeio anual. Por motivo superior, a ordem do dia foi informal. Destaque para a presença do Marcus Vinicius, que se deslocou do Rio de Janeiro para prestigiar o casamento do Raninho e as atividades sociais do FAM. Magno lembrou a necessidade de definição do Espaço Vovô Tibúrcio Magalhães, cujo assunto ficou para ser decidido numa próxima reunião/oportunidade. Adilson e Paulo Vitorino se comprometeram a doar prêmios para o bingo da reunião seguinte.
REUNIÃO DE MARÇO – O Encontro aconteceu na residência do casal Edson/Betinha. Por ser mês do aniversário do FAM, o secretário fez resumo histórico da associação e distribuiu material referente ao clube. O novo diretor social, Marcos César, cheio de entusiasmo, apresentou a sua pauta de realizações ao longo do ano. Destaque para a necessidade de realização dos bingos; lembrou a necessidade de as reuniões acontecerem na segunda semana de cada mês; incentivou a realização dos encontros na residência dos associados; pediu que todos honrassem os seus compromissos para com o FAM; e que desejava realizar eventos para angariar fundos para o Espaço de Lazer Vovô Tibúrcio Magalhães; e projetou a ideia da 1ª Feijoada do FAM. Finalizou anunciando o calendário festivo do ano. Os demais diretores se comprometeram a executar as suas atribuições, com destaque para Márcio Rogério que destacou três eventos marcantes: Olimpíadas do FAM, Campeonato de Biriba e Olimpíadas Tradicionais e eletrônicas. Na palavra livre Edson destacou a sua felicidade pela formatura filhos.
REUNIÃO DE ABRIL – O encontro foi na residência do casal Marcos César/Vaninha, com início às 12:40h. O Diretor social disse que estava desmotivado pelas inconsistências do grupo. Mencionou atraso no início das reuniões; o prejuízo no seu planejamento; justificou ausência do bingo programado para o encontro; fez referência ao projeto da Feijoada que, diante das dificuldades, se sentia obrigado a cancelá-la; apresentou duas sugestões para o Passeio anual do FAM; fez referência ao Espaço Vovô Tibúrcio Magalhães, cuja apresentação do orçamento foi transferida para outra oportunidade; finalmente mencionou duas pesquisas sobre o nome de ruas na cidade de Arapiraca em homenagem a matriarca da família, d. Olívia, e a associada Ilda de Góis Magalhães. Descobriu o local em que se encontravam as citadas ruas, CEP e localizações. Para a instalação das placas identificadoras precisava pagar os custos. Miguel e Abel se prontificaram a fazê-lo. A atitude do diretor social foi recebida com muito entusiasmo.
O Diretor de Esporte e Lazer disse que objetivava ser sempre simples. Manifestou desejo de agregar valores à secretaria x tecnologia. Lembrou que a tecnologia servia para juntar as pessoas, por mais distantes que se encontrassem. Lembrou o intercâmbio e citou exemplos. Sugeriu alterar o nome do departamento para Esporte e Lazer e Tecnologia. O resultado certamente seria mais benéfico para todos. A propósito, lembrou encontro revivido na sua formatura do Científico do Colégio Bom Conselho em 1989. “Foi algo extremamente gratificante”, finalizou.
O Diretor de patrimônio informou que tinha feito uma inspeção no patrimônio do clube. Percebeu que estava havendo abandono em termos de conservação dos bens. Lembrou que só existiam 8 cadeiras das 40. Lembrou projeto de doação de cadeiras e mesas, que estava desfigurado. Ficou acertado providenciar levantamento para definição do assunto, bem como uma pesquisa nos anais do FAM para se identificar quem pagou. Lembrou a necessidade de se fazer retelhamento da sede. E a assembleia autorizou apresentar orçamento.
REUNIÃO DE AGOSTO – O evento aconteceu na sede do FAM e homenageou os pais. Destaque para a presença de Cláudio/Ana e o filho Cláudio Jr/Silvânia, que andavam um pouco ausentes. O diretor social Marcos César discorreu sobre as atividades do seu setor. Aplaudiu a realização do São João do FAM; Fez referência ao projeto Área de Lazer Tibúrcio Magalhães. Falou sobre execução orçamentária, com previsão de custo total entre R$ 70 e R$ 80 mil. Mostrou otimismo na sua realização. E convocou o quadro social para se dedicar ao objetivo. Lembrou a necessidade de planejamento do passeio anual do FAM. Prometeu novidades para a reunião seguinte.
Não houve destaque para os demais departamentos. Na “palavra livre” houve atuação digna de destaque. O presidente Wellyson aproveitou para expor problemas que o estavam acabrunhando. Demonstrou desejo de modificar os estatutos que, na sua opinião, estavam em desacordo com a realidade. Destacou que os associados se encontravam muito nas festividades, justificando o eventual vazio das reuniões mensais. Sinalizou que as reuniões deveriam ser apenas nos momentos festivos. Disse das dificuldades que estava enfrentando e das incompreensões reinantes. A abordagem provocou discussão forte. Houve críticas e sugestões. No final, Marquinho sugeriu ao presidente que fizesse as reuniões no horário estabelecido com a participação de quem estivesse presente, e não ficasse esperando número grande. Abel falou sobre a atuação do presidente. Disse que ele demonstrava ser inexperiente; que queria fazer tudo e esquecia de cobrar da diretoria. Realçou o conflito de gerações e demonstrou que se ele conseguisse observar as sutilezas do ofício, seria bem sucedido. A consecução disto, porém, viria só com o tempo. Finalizou.
REUNIÃO DE OUTUBRO – O encontro aconteceu na residência do casal Magno/Eliane, na Barra Nova. Marcos César falou mais uma vez da regularização das placas das ruas Olívia Nunes de Magalhães e Ilda de Góis Magalhães, que se arrastava desde abril. Disse que os adesivos estavam prontos e que o secretário municipal teria prometido instalá-los imediatamente; prometeu fazer a verificação, fotografar e publicar para os associados. Isto não foi feito. As placas foram instaladas, mas sob o patrocínio de uma revendedora de veículos. Quanto ao passeio do Fam, como não teria recebido sugestão, definiu Penedo e Piaçabuçu, com hospedagem no Hotel São Francisco, em Penedo. Prometeu definir tudo até o mês seguinte, novembro. Para o Natal do Fam, ficou definida a casa da Betinha. E a reunião seguinte, na casa do associado Miguel Magalhães. Destacou a presença do associado Fernando Magalhães e sua família no recinto. Betinha informou um importante registro: os netos da associada Bernadete, filhos da Meirinha, não tinham Magalhães no nome. Liane, filha da Meirinha, entrara com recurso na Justiça e regularizara a situação. A iniciativa fora motivada por cobrança dos próprios netos. Houve aplausos.
Vaninha atualizou as notícias do seu setor. Destaque para aquisição de 40 cadeiras para a sede social do Fam e manutenção do imóvel, além das atividades sociais do período.
Na oportunidade, ficou definido o passeio do Fam: 22 e 23/01/2016, coincidindo com a vinda da Eline; a necessidade de reparo da área entre a sede do Fam e casa da Betinha ante o estado precário do telhado sob referência e a caixa d’água. Fernando sugeriu fazer orçamento e distribuir entre os 10 irmãos, herdeiros do patrimônio. Miguel foi autorizado a tomar as providências cabíveis. Magno disse do orgulho em receber a família em sua casa, apesar do desafio de hospedar o evento.
Espaço vazio e conclusão.

As reuniões de maio, junho, julho e setembro não aconteceram. Por conta disto, o prejuízo foi grande. O Fam deixou de ter os encontros mensais, inclusive eventos sociais de grande vulto e teve prejuízo com a Tesouraria, que deixou de receber as obrigações pecuniárias correspondentes. Vale lembrar a quantidade de decisões que deixaram de ser executadas ou honradas por parte dos respectivos responsáveis, quando se comprometeram ao anunciar num eventual momento de euforia. O diretor social bem que tentou, mas não teve o feedback esperado. Fechando o período, houve o Natal na casa da Betinha e o bem-sucedido passeio anual do FAM, cujos relatos estão no site da família.
Arapiraca, 22 de maio de 2016.
Abel de Oliveira Magalhães – Secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

*