Eline – A Mágica da Arrumação

1
542
A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida.
A Mágica da Arrumação.

Sinopse de livro

Titulo: A Mágica da Arrumação. A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida.

Autora: Marie Kondo

Trata-se de um livro com texto leve e dicas práticas para organização da casa e consequentemente um agente transformador da vida.

A autora, uma japonesa obcecada por organização desde sua infância, desenvolveu um método de organização chamado de “mágica da arrumação”. Segundo ela, quando você põe a casa em ordem, também organiza as questões da sua vida, já que um ambiente desorganizado reflete uma mente desorganizada.

O método é simples e tem como ponto principal o descarte.  Para decidir o que manter e o que jogar fora, deve-se segurar os itens um a um e perguntar-se: “Isso me traz alegria?” Só deve continuar com algo que a resposta for sim. A segunda etapa é definir o lugar de cada objeto que ficou.

O processo de decisão do que ficará, fluirá com mais suavidade se começar por itens de menor importância. Portanto a melhor sequencia é: roupas, livros, papelada, itens variados, e por fim itens de apego emocional.

É da natureza humana resistir a jogar coisas fora, mas para aproveitar ao máximo as coisas que tem importância é necessário se desfazer daquelas que já cumpriram sua função. Quando você guardar apenas as coisas que realmente ama, sua energia e sua alegria serão intensificadas.

Depois do descarte, cada item que ficou deve ter seu lugar, a existência de um objeto sem lugar definido multiplica as chances do retorno à bagunça. Defina um lugar especifico para cada coisa e coloque-a em seu devido lugar assim que terminar de usá-la.

À medida que você organizar a casa e reduzir seus pertences, vai descobrir quais são seus valores mais profundos e o que realmente importa na vida. Colocar a casa em ordem é uma excelente forma de descobrir quais são nossas paixões.

Um dos efeitos mágicos da organização é a segurança que adquirimos em relação à nossa capacidade de decisão. Quem não consegue tomar decisões em geral não tem confiança em si próprio. Por não temos certeza do que nos satisfaz nem do que buscamos, consumimos mais. A melhor maneira de descobrir o que queremos de verdade é nos livrando daquilo que não queremos. É libertador.

Seguem algumas dicas do livro:

  • Não compre produtos especiais para organização. A ideia é diminuir a quantidade de itens em casa e não comprar mais;
  • O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Por isso não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou;
  • Arrume por categoria e não por cômodo;
  • Livros que você pretende ler um dia equivalem a livros que você nunca vai ler. Leia-os agora ou livre-se deles.

 

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

  1. Legal, Eline, a sua sinopse sob o título A mágica da arrumação. O texto revela exatamente o que precisamos fazer no dia a dia de nossas vidas. Temos a mania de acumular coisas que nem sempre precisamos e logo estamos prejudicando os nossos projetos de vida. A mensagem me fez lembrar certo livro que li há bastante tempo que falava sobre como evitar as preocupações. Basta um birô cheio de documentos, desarrumado, para prejudicar seriamente o nosso bem-estar. O certo é tudo no seu devido lugar e feito de maneira organizada. Parabéns por mais um livro lido.

DEIXE UMA RESPOSTA

*